INADE, IP, FORMA ANIMADORES DESPORTIVOS DA PROVÍNCIA DE MAPUTO

Arrancou na manhã de hoje, segunda-feira, 31 de Março, no Instituto Comercial e Industrial da Matola, o curso de formação de animadores desportivos, promovido pelo Instituto Nacional do Desporto, IP, em parceria com o Conselho Municipal da Matola e a Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica-Maputo.

O curso conta com a participação de cerca de 50 formandos oriundos dos distritos de Marracuene, Magude, Manhiça, Moamba, Matutuíne, Manhiça e Município da Matola e tem como objectivo habilitar os formandos em matérias de treinamento e organização de eventos desportivos, desenvolver iniciativas que visem a descoberta e valorização de talentos desportivos que emergem nas competições desportivas comunitárias e promover a capacitação institucional para dar resposta às múltiplas necessidades do desenvolvimento do desporto.

Na acção de formação serão ministradas matérias como treino social, estrutura metodológica, categorias e objectivos do jogo, introdução aos conceitos básicos sobre desporto adaptado, escola da bola orientada para jogos situacionais, práticas de jogos inclusivos, primeiros socorros, entre outros.

De referir que a formação tem a duração de cinco dias e termina na próxima sexta-feira, dia 04 de Abril.

inade2.jpg

inade1.jpg

Featured

Mestres moçambicanos pela UFPE recebem diploma em evento on-line

Um evento on-line reuniu, na manhã de hoje (sexta, 7), o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, e o embaixador do Brasil em Moçambique, Ademar Seabra da Cruz Júnior, para diplomação simbólica de dois moçambicanos que realizaram o Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), unidade da UFPE em Vitória de Santo Antão. O encontro reforça os laços entre Brasil e Moçambique, tendo a educação superior como foco de desenvolvimento dos dois países.

Os mestres pela UFPE Euclides da Conceição Guiliche e Eulálio Malinga receberam seus diplomas de mestrado das mãos do embaixador Ademar Seabra da Cruz Júnior, na Embaixada do Brasil em Moçambique, que fica na capital Maputo. Eles concluíram o curso em 2024.

Em solo brasileiro, o reitor Alfredo Gomes parabenizou os mestres e destacou a importância das parcerias entre Brasil e Moçambique. “É um caminho muito pertinente e necessário a parceria, que nós tradicionalmente chamamos ‘Sul-Sul’, para que nós venhamos a construir laços de solidariedade e fortalecimento dos nossos países”, afirmou.

O embaixador Ademar Seabra da Cruz Júnior também celebrou a relevância de parcerias e intercâmbios entre os países. Sobre Euclides da Conceição Guiliche e Eulálio Malinga, ele destacou que eles “adicionam ao esforço brasileiro de formação de capital humano de moçambicanos e moçambicanas no Brasil”.

“Neste momento, a gente está celebrando não somente a diplomação dos nossos estudantes. A gente está abrindo um espaço de parceria em que as embaixadas do Brasil têm um papel fundamental nesse processo”, ressaltou a pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, Carol Leandro, que estava no Brasil.

Também no Brasil, a diretora de Relações Internacionais da UFPE, Cristiane Costa, falou sobre as oportunidades de cooperação entre os países. “A gente vai proporcionar oportunidades para mais estudantes, para formação de mais profissionais. E que vocês [Euclides da Conceição Guiliche e Eulálio Malinga] possam empenhar todo o conhecimento que vocês têm agora no país de origem de vocês”, disse.

MESTRADO - No mestrado, Euclides da Conceição Guiliche foi orientado pelo professor João Henrique Costa Silva (CAV-UFPE) e coorientado pelo professor Sílvio Saranga (Universidade Pedagógica de Maputo). Já Eulálio Malinga foi orientado pela professora Wylla Tatiana Ferreira e Silva (CAV-UFPE) e coorientado pelo professor Mário Eugénio Tchamo (Universidade Pedagógica de Maputo).

Eles realizaram o mestrado no âmbito do projeto "Crescer com Saúde em Maputo", em que crianças nascidas com baixo peso, de 7 a 10 anos de idade, foram avaliadas quanto à composição corporal, aptidão física, desenvolvimento neuro-motor e consumo alimentar. 

O projeto "Crescer com Saúde em Vitória de Santo Antão" iniciou, em 2008, e vários pesquisadores do CAV-UFPE estão envolvidos no acompanhamento de crianças e adolescentes que apresentam risco de desenvolvimento precoce de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs). Além da parceria com a Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique, o projeto "Crescer com Saúde" também faz parte de uma parceria com a Université de Lyon - França e com a Universidade de Cabo Verde.

EEFE recebe diretor da Faculdade de Educação Física e Desporto da UPM (Moçambique)

EEFE recebe diretor da Faculdade de Educação Física e Desporto da UPM (Moçambique)

De 04 a 08/11, a EEFE-USP recebeu a visita do Prof.  Jeremias Mahique, diretor da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagogica de Maputo - Moçambique (FEFD-UPM).

O objetivo da visita foi estreitar relações institucionais e acadêmicas, além de iniciar tratativas para renovar o convênio existente entre as duas instituições. O atual convênio entre EEFE e UPM foi firmado em 2020 e está vigente até 20/02/2025.

O docente participou de reuniões, conheceu as instalações da Escola e alguns de seus laboratórios, além de ter acompanhado eventos acadêmicos que estavam em andamento.

 https://www.eefe.usp.br/destaque-eefe/eefe-recebe-diretor-da-faculdade-de-educa%C3%A7%C3%A3o-f%C3%ADsica-e-desporto-da-upm-mo%C3%A7ambique